Treinamento - IBEF: Responsabilidade Social nas Empresas

October 25th, 2008 Escrito por: filipesouza

Dia 31 de Outubro de 2008
Local: IBEF-Rio -  Av. Rio Branco, 156/4º andar – Ala C – Centro – RJ, das 9h30 às 13h30.

Objetivo:

Conhecer os principais conceitos e teorias sobre responsabilidade social, balanço social, normas, indicadores, etc; Avaliar programas e resultados para as empresas e para a sociedade; aprender a desenvolver projetos de responsabilidade social para a sua empresa; reconhecer ganhos empresariais relacionados ao comportamento de empresas socialmente responsáveis; refletir sobre as práticas organizacionais existentes no país e no mundo através da apresentação de alguns casos de empresas consideradas socialmente responsáveis.

Metodologia:

A ênfase principalmente em aulas participativas, apresentação e análise de casos de empresas consideradas socialmente responsáveis. A metodologia proposta será predominantemente dinâmica e voltada para a ação, valorizando as experiências e vivências dos participantes e possibilitando uma reflexão sobre as práticas organizacionais com responsabilidade social no Brasil.

P R O G R A M A

  • Responsabilidade social e planejamento estratégico;
  • Ação Social X Responsabilidade Social, qual a diferença?;
  • Padrão AA1000;
  • O que é a SA8000 (RS8000)?;
  • Relato de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI);
  • Diretrizes de Conformidade da International Standards Organization (ISO);
  • Comprometimento do Fair Trade Federation (Fairtrade Labelling Organizations);
  • A atitude ética da empresa em todas as suas atividades;
  • As interações da empresa e os Stakeholders: Acionistas, Empregados,  Fornecedores, Clientes, Comunidade/Sociedade, Governo, Concorrentes;
  • Histórico no Brasil sobre responsabilidade social: anos 60, 80, 90 e os dias atuais;
  • O papel das instituições:  IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social;
  • Indicadores de Responsabilidade Social usados pelo Instituto Ethos;
  • Tipos de Responsabilidade Social  Empresarial;
  • Ações das empresas em relação às demandas sociais;
  • Implantação e impactos da responsabilidade social;
  • Estudo de Caso: casos de empresas consideradas socialmente responsáveis e seu  Balanço Social.

Apresentadora: ALICE FERRUCCIO - Currículo

Adesão:

Associados do IBEF: R$ 230,00

Demais participantes: R$ 270,00

Inclui: Coffee-break, material didático e certificado.

Inscrições, formas de pagamento e mais informações - Clique aqui!

Publicado em: Comunicação e Responsabilidade Social

Deixe um comentário

Nota: Talvez seu comentário possa demorar para ser publicado. Os comentários dependem de moderação.

Sobre o autor:

Trabalho com comunicação digital há oito anos, sou um profissional de mídias, mas com interesses multidisciplinares.
O que sei produzir?
Atualmente planejo e desenvolvo soluções para todo o tipo de negócio digital. Integro equipes com diversos focos: tecnologia (TI), conteúdo, design e marketing. Gerencio a criação e manutenção de sites e projetos digitais.

Tenho formação em jornalismo, mas decidi ir além das palavras, letras e textos. Gosto de pesquisar e projetar soluções digitais, interatividade, novas ferramentas, tendências, mídias sociais, endomarketing e marketing multimídia.

Criei esse Wordpress para saciar meus anseios em mostrar o uso de recursos digitais na Comunicação Empresarial com foco no público interno e em campanhas de incentivo.