FARMSQUARE conecta pessoas que querem doar ou trocar alimentos saudáveis

FARMSQUARE conecta pessoas  que querem doar ou trocar  alimentos saudáveis
FARMSQUARE conecta pessoas
que querem doar ou trocar
alimentos saudáveis

Tornar a alimentação do brasileiro mais saudável, combater o desperdício e reduzir o deslocamento em busca de tais produtos: três problemas resolvidos colaborativamente de uma só vez. A partir desse insight, e com a ajuda da tecnologia, FarmSquare, uma ferramenta social para promover o acesso a frutas, legumes e verduras, chega para conectar diretamente quem cultiva os alimentos com quem procura por eles, sem intermediários.

A plataforma surge em um momento em que o conceito de urban farming já é uma realidade crescente no Brasil além, claro, da busca por uma melhor qualidade na alimentação. O Brasil, hoje, é um país 84% urbano e 16% rural. Nos anos 70, era quase um empate: 56% das pessoas nas cidades e 44% no campo.

A urbanização também trouxe outros problemas relacionados à alimentação como o desperdício, falta de acesso a alimentos saudáveis, entre outros. Nesse cenário, a popularidade do cultivo urbano vem crescendo, como opção para quem quer desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis.

Desde o início dos anos 2000, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome investe em ações para a agricultura orgânica de vegetais em áreas ociosas de zonas urbanas e regiões metropolitanas. Até 2009, os programas do MDS já haviam inserido mais de 120 mil famílias em 309 municípios do país na agricultura orgânica em centros urbanos.

“Feito por Amigos”

A plataforma surge com a missão de conceber uma comunidade que une pessoas e empresas em torno de causas importantes. A inspiração nasceu de um primeiro encontro da marca de sucos Del Valle com o apresentador Rodrigo Hilbert, dono de uma horta caseira onde produz alimentos para consumo próprio. Ele tentou algumas vezes doar o excesso da sua produção, mas sempre esbarrou na burocracia.

Além da Del Valle e do Rodrigo Hilbert, se juntam a FarmSquare parceiros como David Hertz, Chef, Empreendedor Social e fundador da Gastromotiva, a FLAGCX, parceira na concepção da plataforma, Niiez, estúdio de design e consultoria criativa e a CI&T, responsável pelo desenvolvimento da solução digital.

“Não é uma campanha, é de fato uma plataforma de longo prazo, que soma parcerias, com a responsabilidade de promover uma alimentação saudável e nutritiva, ao mesmo tempo em que valoriza a relação direta entre as pessoas”, explica Marcelo Pascoa, diretor de Creative Excellence da Coca-Cola.

Para participar como doador no FarmSquare, é só produzir qualquer tipo de fruta, verdura ou legume: seja de uma horta ou na janela de um apartamento. Também vale para quem simplesmente quer doar excedentes da geladeira de casa, do restaurante ou de qualquer outro estabelecimento comercial. Além de pessoas comuns, organizações sociais e ONGs podem ter perfis na plataforma, acessando o link farmsquare.com.br.

 

Sobre a Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e atua em cinco segmentos – águas, chás, refrigerantes, néctares e bebidas esportivas – com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Composto por 10 grupos parceiros de fabricantes, o Sistema emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Em 2015, o total investido na operação no Brasil foi de R$ 2,7 bilhões, reforçando a continuidade do compromisso da Coca-Cola Brasil com o país: entre 2012 e 2016, terão sido investidos R$ 14,1 bilhões, valor 50% superior ao dos cinco anos anteriores. O Sistema Coca-Cola Brasil está empenhado em incentivar iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que opera. Para isso, conta com uma plataforma de valor compartilhado, o Coletivo Coca-Cola, que já impactou a vida de mais de 100 mil pessoas por meio de toda a cadeia de valor da empresa.

Sobre a FLAGCX

FLAGCX é uma rede de empresas concebida para ajudar marcas e pessoas a transformarem suas realidades. Explorando os vários campos da indústria criativa, a holding provê ferramentas para a mudança num mundo comoditizado, entregando disrupção a partir de ideias empreendedoras.

Sobre a CI&T

A CI&T é uma especialista global em soluções digitais escolhida por grandes líderes, como a Coca-Cola, para conduzir suas complexas iniciativas de inovação digital e crescimento. Aliando conhecimento profundo em tecnologias digitais e metodologias Lean e Agile, os times da CI&T resolvem problemas de negócio com extrema habilidade de execução, construindo o caminho entre o legado e o futuro. Fundada em 1995, com sede em Campinas e escritórios em locais estratégicos da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a CI&T foi escolhida parceira do ano para serviços em nuvem pelo Google e nominada “Cool Vendor” pelo Gartner.

Sobre a Gastromotiva

Gastromotiva é OSCIP que utiliza o poder transformador dos alimentos e da gastronomia para promover um crescimento inclusivo e de integração social. Através da formação na cozinha profissional, educação alimentar nutricional e sustentável, programas de incubação de negócios e da exclusiva criação de oportunidades, a Gastromotiva fortalece e inspira comunidades socialmente vulneráveis e menos privilegiadas, como os jovens de famílias de baixa renda, os imigrantes, os prisioneiros na América Latina e os conecta às nossas cadeias de valor alimentar, ao preencher uma importante lacuna de competências na região.

Fonte: Fabiane Abel (Broadcaster)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *