Não sou nada família. E também não me reúno com familiares nas festividades do final de ano, mas gosto muito do ambiente e principalmente das comidas! Também não gosto de bagunça e estou longe de passar minha virada de ano em Copacabana: NUNCA!

Prefiro chamar alguns amigos para a ceia, com uma boa comida, boa música e a tranquilidade do meu apartamento.
Se você, assim como eu mora sozinho e pretende fazer uma reunião com amigos em casa, saiba que é muito simples comprar alguns ingredientes, boa bebida e fazer pratos simples e saborosos.

O mês de dezembro é quente no Rio de Janeiro, mas é infernalmente quente e muitas vezes chuvoso. Então é interessante optar por pratos mais leves, sobremesas à base de frutas e muita bebida.

Para a minha reunião de Ano Novo decidi fazer poucos pratos. Entre eles estão:

1. Tender Assado – Quem não gosta de presunto?
2. Lombo de Porco Assado – Um lombo maravilhoso e cheio de temperos e um molho….Hun…kkkk;
3. Salpicão – Uma salada gelada;
4. Arroz: com Vinho Branco, Nozes e Amêndoas;
5. Salada de Lentilha – Não poderia faltar esse tradicional prato;
6. Salada de Frutas – Nada mais refrescante do que uma salada de frutas carregada.
7. Sorvete de Frutas

Agora vou escrever a lista dos ingredientes para cada um dos pratos e na sequencia o modo de preparo. Muitos desses pratos eu fiz ao longo do ano como teste e combinam perfeitamente com a data.
Tender

O Tender é dos pratos mais fáceis do mundo. Vou assá-lo com fatias de abacaxi. Mas estou na dúvida se corte ele em rodelas e depois asso com fatias de abacaxi por cima, ou se faço os tradicionais cortes na peça e insiro as fatias do abacaxi. Minha ideia depois é pegar as fatias assadas de abacaxi e passa-las em uma mistura de açúcar e canela. Já comeram abacaxi assado com açúcar e canela?

Lombo de Porco
• 1 Lombo de Porco
• 10 Batatinhas
• Suco de 4 Laranjas
• Trouxinha de Tomilho
• 10 Cebolinhas
• Mel
• Cerveja Importada
• Tomilho Fresco

Modo de Fazer:

1. Dourar o Lombo com alho e cebola em azeite quente;
2. Adicionar uma colher de mel;
3. Depois de selado, transferir para uma travessa de vidro;
4. Adicionar 1 litro de água;
5. Fazer 4 trouxinhas de gases com tomilho fresco dentro;
6. Acomodar as trouxinhas nos cantos;
7. Assar por 40 minutos;
8. Adicionar a garrafa de cerveja por cima do lombo;
9. Adicionar as batatas e as cebolinhas;
10. Assar por mais 30 minutos;
11. Finalizar com o suco de laranja para caramelizar;

Salpicão

Ingredientes:

o 1 Pimentão Verde
o 1 Pimentão Amarelo
o 1 Pimentão Vermelho
o 2 Cenouras Raladas
o 100g Azeitona Verde – Picada
o 100g de Azeitona Preta – Picada
o 2 Cebolas
o Batata palha
o Passas Pretas
o Passas Brancas
o Damasco
o Milho
o 150g de presunto (cubos)
o Ervilha Congelada (a de lata é horrível)
o Palmito
o Maionese
o Champignon
o Salsão
o 1 colher de Mostarda
o Tomate seco
o Lombo Canadense
o Metade de 1 Tender

Modo de Fazer:

1. Passar no processador:
• 2 Cenouras;
• Cebola;
• Salsão
2. Cortar os pimentões bem finos;
3. Cortar o presunto, o tender e o lombo canadense em cubos pequenos;
4. Misturar todos os ingredientes em uma tigela grande;
5. Incluir 4 colheres de sopa de maionese;
6. Incluir 1 colher de mostarda;
7. Pimenta Síria;
8. Regar tudo com azeite
Arroz com Vinho Branco

Ingredientes:

• Arroz
• Vinho
• Nozes
• Amêndoas
• Cebola
• Alho

Antes de fazer o arroz, deixe as nozes e as amêndoas assarem por 5 minutos no forno pré-aquecido.

Faça o arroz normalmente, ou seja, 1, 2 ou 3 xícaras de arroz. Lave o arroz e deixe escorrer toda a água. E em uma panela com azeite ou óleo bem quente, doure a cebola e o alho. Adicione o arroz e frite até secar a umidade. Para cada xícara de arroz eu coloco 1 copo de 350ml de água.

Mas como usarei o Vinho Branco, eu costumo adicionar o primeiro copo de água e depois a mesma medida de Vinho Branco. Utilize um vinho branco que você beba. Não compre um vinho branco mais barato para fazer o seu prato.
Depois que o vinho e a água secarem, adicione as nozes e as amêndoas. Adicione mais um copo de água e deixe cozinhar até a água evaporar.

Lentilha

Ingredientes:
• 1 xicara de lentilha
• ½ Tomate
• ½ Pimentão
• ½ Cebola
• Vinagre
• Azeite
• Limão
• Sal

Modo de Fazer:

1. Cozinhar a lentilha;
2. Picar o tomate, pimentão e cebola;
3. Temperar com azeite, limão, vinagre e sal

Salada de Frutas
o Kiwi
o Mamão
o Maça
o Maça Verde
o Uvas
o Morango
o Manga
o Pera
o Abacaxi
o Melão
o Banana
o Suco Pêssego em Caixa

Modo de Fazer:

1. Cortar todas as frutas;
2. Colocar em um recipiente;
3. Incluir o suco de pêssego;

Bebidas

Em um supermercado aqui perto da minha casa comprarei algumas cervejas importadas e espumantes feitos a partir de cervejas importadas. Não esquecendo refrigerantes e sucos de frutas mesmo. Não use sucos de caixinha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Formado em jornalismo e mídias digitais, mas trabalho com tecnologia há quase vinte anos. Crítico musical há quinze, já escrevi para algumas publicações no Brasil e em Portugal. Há onze anos sou jornalista responsável pelo portal Metal Zone. Quantos anos nesse parágrafo... Faço parte de “trocentas” redes sociais, instalo e fuço todo o tipo de apps, frameworks e plugins. Coleciono celulares e toda hora quero um gadget novo. Sou fã incondicional do Google e sua lista de quinquilharias: Buzz, Orkut, Android, Picasa, etc... Leitor e colecionador de Stephen King, Nelson Rodrigues, Vertigo e Bukowiski. Ouvia muito Iron Maiden, Helloween, Megadeth, Type O Negative e Engenheiros do Hawaii, atualmente ouço mais AC/DC, Metallica, Matanza, Lenine e Paradise Lost. Mas ouço diversos estilos de música audível: Jazz, Blues, Rock Nacional, Death Metal, Heavy Metal, Thrash Metal, Doom, Punk, Hardcore, MPB, Música Erudita, Bossa Nova e por ai vai... Considero-me amante da fotografia, só que clico mais shows. Geralmente quando faço a cobertura do evento para o Metal Zone. Adoro Jornada nas Estrelas, Guerras nas Estrelas, Arquivo X, Dexter, House e Supernatural. Filmes de ficção científica, terror, suspense e comédias. Assisto muito Shoptime, Discovery Chanel e algumas novelas (risos). Coleciono Box de séries, action figures, CDs, LPs, HQs, livros, miniaturas e por ai vai. Sempre dou pitaco nos jogos de futebol e pego no pé dos torcedores, mas não manjo nada de Futebol. Sou comprador assíduo de CDs, livros, revistas e eletrônicos, mas assíduo MESMO! Sou Católico e Fluminense por convenção, ou seja, já tenho as respostas certas para as perguntas comuns: - Qual time você torce e qual a sua religião? Ainda que devoto de São Jorge e Nossa Senhora Aparecida. E tenho interesse grande por religiões afro-brasileiras e cultura indígena sul americana, celta e nórdica. Também nutro um carinho especial pelo campeonato inglês e alguns times como: Santos, Internacional, Liverpool e Chelsea. Coleciono camisas de times e bandas de rock. Trabalho com comunicação e marketing digital além de desenvolvimento web há mais de dez anos. Recentemente montei uma empresa no esquema chique de home-office, com CNPJ e tudo o mais. Já atendo uma gama razoável de clientes. Tento há anos terminar um livro de ficção científica pós apocalíptica. Como tento também abraçar um monte de projetos ao mesmo tempo. Inclusive uma banda de Gângster-Splatter-Hardcore-Metal chamada Líquidos Cadavéricos. Esse nome eu tirei de um livro de medicina há muitos anos. Sonho em aprender a jogar poker, ter uma moto Honda Shadow 750C e cruzar a América do Sul e o México até a fronteira com os Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.