Filipe Souza - Estratégias Digitais - BLOG

Comunicação Social “Digital” nas empresas – parte 1

Falta apenas um semestre para eu me formar em jornalismo. Entrei na faculdade como webdesigner querendo me especializar em comunicação social e saio como arquiteto da informação especializado em design e desenvolvimento de mídias digitais. O interessante disso tudo é que desenvolvi e apliquei várias teorias que passei alguns anos formentando, sonhando e viajando.

Uma das teorias que venho estudando é a falta de tecnologia e aplicabilidade das Mídias Digitais na Comunicação Social de empresas. Exemplos? Intranets mal estruturadas, falta de aplicabilidade de e-learning, bibliotecas virtuais em áudio, pdf e vídeo, falta de portabilidade da informação interna, sistemas de informação e/ou gestão mal formulados e manuais desses sistemas também mal feitos.

O que é Comunicação Empresarial?

A comunicação empresarial é uma atividade estratégica para as diretorias e presidências das empresas. Ela engloba, nas empresas, a supervisão da assessoria de imprensa, o planejamento, implementação e condução das ações de comunicação interna — o que envolve o público interno, ou seja, os funcionários da corporação, e todo e qualquer relacionamento com o público externo, no âmbito corporativo. As atividades de comunicação empresarial ainda englobam o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, com a marca da empresa (não confundir com as marcas dos produtos) e assim, cuida da imagem da empresa. Os profissionais desta área estão sempre preocupados com o relacionamento da empresa como um todo com a sociedade e seus interlocutores. Eles olham este relacionamento não de forma multifacetada, ou seja, apenas como clientes, fornecedores, parceiros, mas principalmente como formadores de opinião e membros de uma sociedade e que podem auxiliar ou não na preservação da imagem da empresa. Trabalham na área de comunicação empresarial principalmente jornalistas, relações públicas e publicitários mas, no Brasil, os postos de gerência sênior e de diretoria têm sido ocupados por profissionais de outras áreas.

FONTE: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_empresarial)

Mídias Digitais: Comunicação Social x TI

De quem seria a função de desenvolvimento de uma intranet? Talvez o departamento de Tecnologia de Informação da empresa fique responsável pela construção do portal, mas é de responsabilidade da Comunicação Social arquitetar o projeto, viabilizar o fluxo de informação desse portal, desenvolver o wireframe, estipular quais informações serão de domínio público. Tudo isso, de acordo com os interesses da organização.

Infelizmente não é o que acontece. Por falta de profissionais de comunicação especializados em mídias digitais, a TI acaba ficando a cargo do desenvolvimento dessas mídias, o que não significa falta de competência ou falta de qualidade do material, mas muitas das vezes a parte estética do projeto e tecnológica fica em primeiro plano e o usuário do veículo digital e as informações que deveriam servi-lo acabam se perdendo.

Intranet não é um house-organ digital

Pesquisei entre amigos como era feita a comunicação digital empresa que trabalham e como era a intranet, se existia bibliotecas virtuais e se existia treinamento de funcionários através de sistemas e-learning.

Nesse texto vou focar no papel da Comunicação Social de empresas na aplicação das mídias digitais para reforçar a comunicação interna.

Pesquisei cinco empresas (não vou citar os nomes) onde a Comunicação Social se preocupou apenas com o conteúdo da intranet, por exemplo. Foram produzidos textos e mais textos para informar seus funcionários. Em muitas das vezes eram os mesmos textos que foram publicados em house-organs e fixados em murais.

A intranet geralmente não era atrativa, não instigava o funcionário a visitá-la. A disposição das seções e o fluxo de informação dentro de todo o portal são ambíguos e confusos.

E endomarketing na Intranet ?

A intranet é o campo ideal para aplicar as estratégias de marketing da empresa. Através da intranet pode-se aplicar pesquisar mais confiáveis, testar a satisfação de seus funcionários com seu produto ou serviço e até a satisfação do funcionário com o que a empresa oferece.

“Pode-se imaginar o quanto o Endomarketing será importante para o crescimento dos negócios nesse cenário (cenário Globalizado). E o quanto representará para as empresas que souberem como estruturar seus planos de abordagem aos empregados, visando a máxima qualidade do produto ou serviço que oferecem aos seus clientes.”

(Fonte: site Endomarketing.com)

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