Kibe de forno feito com Carne de Soja
Kibe de forno feito com Carne de Soja

O inverno carioca se confunde facilmente com a primavera em outras regiões da América do Sul. Aqui no Rio de Janeiro não faz frio. A temperatura mais baixa que atingiu nesse inverno chegou aos 13°, longe  do frio absurdo que cobre as regiões mais ao sul do Brasil. Mas o pouco do frio que se faz aqui já é mais do que convidativo para uma tarde na cozinha.

No último dia dos pais resolvi cozinhar em casa. Depois do tradicional almoço fiz kibe de forno para o lanche da tarde. Então testei uma receita que não levasse carne.

No sábado fui à Casa Pedro no centro do Rio. Abasteci nossa dispensa com especiarias e principalmente a Proteína de Soja, que é popularmente conhecida como Carne de Soja. Comprei um tipo de Proteína que não é um torrão e sim uma farofa. E no domingo do dia dos pais meti a mão na massa literalmente.

Seguem os ingredientes para o Kibe de Forno:

3 xícaras de Carne de Soja (Proteína de Soja)
4 xícaras de Trigo para Kibe
2 xícaras de água morna
2 xícaras de água
1 Ramo de Hortelã
1 Ramo de Cheiro-Verde
2 Cebolas Grandes
2 Limões Médios
4 colheres de sopa de margarina
Azeite
Pimenta do Reino
Pimenta Síria
Sal

Primeiramente você precisa hidratar a Proteína de Soja. Aqueci as duas xícaras de água no micro-ondas por um minuto na potencia máxima. Depois joguei sobre a proteína e deixei por cerca de 10 minutos.

Em seguida hidratei o trigo de Kibe com as duas xícaras de água em temperatura ambiente. Deixei o trigo e a proteína de soja descansando.

Enquanto o trigo para Kibe e a proteína de soja descansavam em suas águas, tratei de mandar para o processador a cebola, a hortelã e o cheiro verde. Processei bem todos eles e os despejei em um recipiente para que depois recebessem o trigo e a soja.

Passado os 10 minutos, o trigo de Kibe já inchou o suficiente. Com uma peneira ou mesmo com a força das mãos esprema bem o trigo para que solte a água e fique no mínimo úmido. Não sou muito ditador com esse processo. Basta retirar o excesso de água e já está muito bom. Faça o mesmo procedimento para a proteína de soja. Remova o excesso de água.

Depois de tirar a água do trigo para kibe e da proteína de soja, leve-os para o processador e deixe a máquina triturar e misturar bem.

Agora misture o trigo para kibe, a proteína de soja com os outros ingredientes que estavam reservados. Misture-os muito bem. Tempere com a pimenta do reino, pimenta síria, limão e sal.

Como não usamos carne bovina na receita, adicionei as quatro colheres de sopa de margarina na mistura toda. Ela fará o mesmo papel que a gordura da carne bovina faria, ou seja, manter os ingredientes unidos. Pensei depois em usar gordura vegetal ou mesmo fazer uma manteiga mais natural, quem sabe em uma próxima receita?

Agora que todos os ingredientes estão misturados basta colocar em um tabuleiro e levar para o forno pré-aquecido em 180° ou 200° e deixar assar por uns 20 minutos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Kibe de Forno com Carne de Soja

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.