Recentemente escrevi um artigo para o Metal Zone, que julgo interessante, sobre o aumento nas vendas de disco de vinil. Os dados foram fornecidos pelo Mercado Livre através de um release.

Caso queira ler no Metal Zone: http://www.metalzone.com.br/site/materias/artigo.php?sec=7&cod_materia=293

Foto da matéria: Filipe Souza[Acervo Pessoal]

Mercado Livre: Venda de discos de vinil em alta
Mercado Livre: Venda de discos de vinil em alta

Não é de hoje que os fãs de rock e metal garimpam discos de vinil, seja em sebos ou em lojas virtuais. Parece que a magia do LP não morrerá tão cedo. Nas redes sociais é possível encontrar uma infinidade de perfis e grupos onde os fãs trocam, vendem ou simplesmente exibem orgulhosos seus artefatos.

Mesmo tendo perdido espaço para outras mídias e formatos de gravação e distribuição, algumas fábricas mantém a produção dos LPs.

Recentemente uma associação de DJs tenta junto ao governo a desoneração de impostos em cima da importação e fabricação dos discos de vinil no Brasil.

E o e-commerce brasileiro já sente o aquecimento do “setor”, o Mercado Livre, líder em comércio eletrônico na América Latina divulgou que a procura por discos de vinil tem surpreendido em seu portal.

A empresa divulgou recentemente que “No primeiro semestre de 2013 os produtos contaram com um crescimento de 6% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado e já representam 27% das vendas na categoria “Música”, ficando atrás apenas da venda de CDs.”.

Mesmo ainda atrás da categoria de CDs, os discos de vinil tiveram uma alta dentro da subcategoria de formatos de mídia. Os LPs foram os únicos que apresentaram crescimento, enquanto os CDs caíram 7,96% nas vendas.

“O crescimento nas vendas é a confirmação de um fenômeno que vem acontecendo no mundo inteiro. O vinil, que havia perdido espaço no mercado, voltou a ser valorizado pelos consumidores”, afirma Leandro Soares, diretor do Marketplace do MercadoLivre. “A plataforma do MercadoLivre conta com ótimas opções de produtos nesse estilo com destaque para os discos raros para colecionadores”, destaca o executivo.

O portal de vendas Mercado Livre conta com uma variedade significativa de LPs, que são distribuídos dentro de 49 estilos diferentes de música: Rock Nacional, Heavy Metal, Thrash Metal, Death Metal, Black Metal, Punk Rock entre outros. O sistema ainda conta com algumas particularidades como discos autografados e Picture Discs.

Entre os 18.369 títulos novos e 264.063 usados, o estilo “Pop e Rock Internacional” estão no topo da lista dos discos mais vendidos no portal, e tiveram um aumento nas vendas de 15% no primeiro semestre de 2013. Os cantores de MPB ficam em segundo lugar, apesar de terem caído em quase 2% nas vendas. Em terceiro o estilo “Rock Clássico” subiu 11% nas vendas e os discos de “Heavy Metal” ficaram com a quarta posição, com um crescimento de 1%. As bandas de “Pop e Rock Nacional” também estão na lista dos mais vendidos e cresceram em 8% na procura dos internautas.

Sobre o MercadoLivre
Fundada em 1999, MercadoLivre é uma companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina. Por meio de suas principais plataformas MercadoLivre.com e MercadoPago.com, oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet. MercadoLivre.com atende milhões de usuários e criou um mercado com ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente.
O site é um dos 50 sites com mais Page Views do mundo, décimo site de e-commerce mais acessado do planeta e é a plataforma de varejo líder em visitantes únicos em cada país onde opera na América Latina, de acordo com métricas fornecidas pela comScore Networks. Uma das empresas vencedoras do prêmio Top of Mind DataFolha Internet 2012, categoria e-commerce e Marca Mais Buscada no Brasil em 2012, segundo o Google Zeitgeist, ranking divulgado pela companhia sobre as palavras mais buscadas a cada ano em seu site. Contabiliza 85,7 milhões de usuários cadastrados e está listada na Nasdaq (MELI), tendo iniciado a oferta pública em 2007.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Formado em jornalismo e mídias digitais, mas trabalho com tecnologia há quase vinte anos. Crítico musical há quinze, já escrevi para algumas publicações no Brasil e em Portugal. Há onze anos sou jornalista responsável pelo portal Metal Zone. Quantos anos nesse parágrafo... Faço parte de “trocentas” redes sociais, instalo e fuço todo o tipo de apps, frameworks e plugins. Coleciono celulares e toda hora quero um gadget novo. Sou fã incondicional do Google e sua lista de quinquilharias: Buzz, Orkut, Android, Picasa, etc... Leitor e colecionador de Stephen King, Nelson Rodrigues, Vertigo e Bukowiski. Ouvia muito Iron Maiden, Helloween, Megadeth, Type O Negative e Engenheiros do Hawaii, atualmente ouço mais AC/DC, Metallica, Matanza, Lenine e Paradise Lost. Mas ouço diversos estilos de música audível: Jazz, Blues, Rock Nacional, Death Metal, Heavy Metal, Thrash Metal, Doom, Punk, Hardcore, MPB, Música Erudita, Bossa Nova e por ai vai... Considero-me amante da fotografia, só que clico mais shows. Geralmente quando faço a cobertura do evento para o Metal Zone. Adoro Jornada nas Estrelas, Guerras nas Estrelas, Arquivo X, Dexter, House e Supernatural. Filmes de ficção científica, terror, suspense e comédias. Assisto muito Shoptime, Discovery Chanel e algumas novelas (risos). Coleciono Box de séries, action figures, CDs, LPs, HQs, livros, miniaturas e por ai vai. Sempre dou pitaco nos jogos de futebol e pego no pé dos torcedores, mas não manjo nada de Futebol. Sou comprador assíduo de CDs, livros, revistas e eletrônicos, mas assíduo MESMO! Sou Católico e Fluminense por convenção, ou seja, já tenho as respostas certas para as perguntas comuns: - Qual time você torce e qual a sua religião? Ainda que devoto de São Jorge e Nossa Senhora Aparecida. E tenho interesse grande por religiões afro-brasileiras e cultura indígena sul americana, celta e nórdica. Também nutro um carinho especial pelo campeonato inglês e alguns times como: Santos, Internacional, Liverpool e Chelsea. Coleciono camisas de times e bandas de rock. Trabalho com comunicação e marketing digital além de desenvolvimento web há mais de dez anos. Recentemente montei uma empresa no esquema chique de home-office, com CNPJ e tudo o mais. Já atendo uma gama razoável de clientes. Tento há anos terminar um livro de ficção científica pós apocalíptica. Como tento também abraçar um monte de projetos ao mesmo tempo. Inclusive uma banda de Gângster-Splatter-Hardcore-Metal chamada Líquidos Cadavéricos. Esse nome eu tirei de um livro de medicina há muitos anos. Sonho em aprender a jogar poker, ter uma moto Honda Shadow 750C e cruzar a América do Sul e o México até a fronteira com os Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.